Vantagens da Utilização do Tronco de Contenção

30Mai / 2014

Vantagens da Utilização do Tronco de Contenção

O Brasil é o país com o maior rebanho comercial do mundo, com 216 milhões de cabeças de gado. Desses, 80% é da raça zebuína. Com anos de história e muitas pesquisas realizadas com veterinários, zootecnistas, pecuaristas e homens do campo, chegou-se a um desenho perfeito para o manejo de todas as raças de gado, ou seja, o brete de contenção brasileiro imobiliza e oferece segurança para grandes animais como os Zebus (raça mais arisca entre os bovinos) até animais mais dóceis. Esse design promove o nosso tronco à um patamar elevado a nível mundial, pois atende rebanhos de diferentes países e raças.

O Brete de Contenção é um equipamento projetado especialmente para conter e imobilizar bovinos de forma individual para facilitar os diversos tratos zootécnicos e veterinários de manejo, como marcação, castração, coleta de sangue, vacinação, aplicação de medicamentos, inseminação artificial, verificação de prenhes, transferências de embriões, tratamento de cascos, descornas, exames clínicos, medição de circunferência escrotal, aplicação de brincos, entre outros serviços.

Deve permitir a imobilização completa de qualquer bovino de qualquer idade sem feri-lo, permitindo ao peão ou técnico trabalhar de forma eficiente e segura, tanto quanto o animal que está contido e o próximo que está nas costas do operador esperando sua vez para entrar no Tronco de Contenção. 

Vantagens na vacinação

A utilização deste equipamento para vacinação do rebanho é uma prática que tem alcançado espaço entre os fazendeiros. Na pecuária brasileira havia muito preconceito contra este uso, já que o método tradicional de vacinação dos animais era passando pela seringa (corredor). Foi feito um estudo comparando os dois métodos, por um grupo de estudiosos em ECTO – Estudos em Ecologia e Etologia Animal de uma renomada instituição de ensino e pesquisa, a USP. O experimento utilizou-se de um lote de 552 animais em uma Fazenda em Tangará da Serra-MT região centro oeste do Brasil.

Fotos mostrando os riscos de se fazer o manejo dos animais no corredor do curral.

 

Resultados

Tempo de operação

A maior surpresa foi com relação ao tempo de operação por animal, praticamente o mesmo para os dois sistemas. Algo ao redor de 10 segundos por cabeça. Porém em todos os demais fatores avaliados a vantagem do TRONCO é inquestionável. 

Doses exatas

Com a junção de um brete de contenção com uma balança eletrônica, o homem do campo tem certeza da dosagem exata de vacina que cada animal deve receber de acordo com o seu peso. Com o animal imobilizado e estando os peões bem treinados, pode-se aplicar a vacina, massagear o local da aplicação e evitar refluxo da vacina, ou seja, quando uma parte da vacina escorre pelo orifício da agulha. Com tudo isso também se previne sangrias e abcessos, o que resultam em menor sofrimento do animal, economia em vacina, quebras de agulhas e medicamentos curativos.

Sem acidentes

Outra grande vantagem é com relação a redução drástica de acidentes com os animais. Todos os que conhecem os trabalhos sabem que o comportamento animal é imprevisível, principalmente quando estes são mais ariscos e poucos acostumados com a presença humana. Uns saltam, outros deitam e sofrem pisoteios, outros tentam pular por cima das tábuas do curral, isso tudo contribuem para uma operação confusa, estressante, tanto para os homes e para os animais.

Mais vantagens

No Brasil, na maioria dos Estados, a vacinação contra a Febre Aftosa é obrigatória duas vezes ao ano. E a opção do uso do Tronco de Contenção para vacinar é mais rápido, eficaz e seguro. A operação tem atraído a atenção dos pecuaristas. Com o animal contido se pode também fazer outros serviços, como pesagens quando o Tronco é conjugado com a Balança Eletrônica e aplicações de outras vacinas e antiparasitários. Por exemplo os bezerros de 4 meses recebem seu primeiro grupo de vacinas, sendo 2 agulhadas de cada lado do pescoço, algo que seria muito difícil de se fazer no corredor.

A Coimma possui equipamentos com ótimo custo benefício, pois sua vida útil é bastante longa e exige pouca manutenção. Certamente os resultados do manejo na fazenda serão positivos. Com a utilização desses equipamentos obtém-se  um manejo racional e eficiente refletindo na  qualidade na carne, principalmente para os que desejam exportar, já que o mercado externo é muito exigente e competitivo. Confira em nosso site os produtos que temos a oferecer para trazer ganhos de produtividade para sua propriedade.

Veja abaixo o resumo dos dados divulgados:

 

Imagem: Comparativo entre Manejo no Tronco de Conteção x Manejo Manual

 

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!