Passo a passo para fazer a adubação de pastagem

Passo a passo para fazer a adubação de pastagem

Na pecuária de corte, garantir e manter as melhores condições da pastagem está diretamente relacionado à produtividade do rebanho. 

Isso porque através de um solo nutrido e adubado é possível proporcionar aumentos na capacidade de suporte e no desempenho animal. 

Nesse sentido, para que seja feita de forma eficaz a adubação de pastagem, é necessário que haja alguns cuidados e entendimentos. 

Por isso, continue a leitura deste artigo e aprenda os principais passos para executar a adubação em sua propriedade!
 

Qual o objetivo da adubação de pastagem?

Um dos principais objetivos da adubação de pastagem é devolver ao solo os nutrientes que as plantas absorvem e são exportados pelos animais na forma de carne e leite, por exemplo. Através dessa reposição de nutrientes mantêm-se as pastagens produtivas.

Entretanto, vale ressaltar que as ações corretivas, assim como a adubação do solo são apenas parte de uma estratégia bem sucedida, quando falamos do sistema de produção em pastagens. Fazendo-se necessário também um bom manejo de pastagem, por exemplo.

Assim, uma etapa indispensável para que se obtenha resultados efetivos com a adubação de pastagem é realizar a análise de terra, para identificar as limitações nutricionais e traçar o plano de ação. 


Aplicando a adubação de pastagem na prática

Com a análise do seu solo em mãos, é hora de definir qual estratégia adotar: ações corretivas e/ou adubação. Nesse momento, você precisará levar em consideração o fator clima, isso porque ele interfere diretamente na produtividade.

Por isso,  o indicado é que a adubação seja realizada nas épocas de maior potencial de resposta da planta e quando há água disponível para solubilização e absorção dos nutrientes.

Após realizar a análise do seu solo será possível identificar as espécies forrageiras utilizadas como pastagem em sua propriedade, assim como suas exigências nutricionais.

A partir daí será possível fazer a sugestão de suprimento de nutrientes, assim como as quantidades dos mesmos, por meio de uma recomendação de adubação adequada..

Para corrigir as deficiências do solo serão aplicadas ações corretivas, utilizadas com o objetivo de recuperar pastagens degradadas.

É importante frisar novamente que as ações corretivas, assim como a estratégia de aplicação e as doses de adubação a serem utilizadas serão baseadas no resultado da análise do solo.

Feito o processo de correção do solo, será aplicada a adubação de manutenção, para repor os nutrientes retirados pela cultura e àqueles que foram perdidos. Sugere-se que em pastagens consolidadas, a adubação de manutenção aconteça em partes na época de crescimento da pastagem, após a saída do rebanho ou a cada 30 dias. 

Deve-se aplicar essa estratégia anualmente. 

Já no caso da adubação de reposição aplica-se quando os teores de nutrientes no solo estão acima do nível crítico, repondo assim os nutrientes extraídos pela planta e, ao mesmo tempo, mantendo os teores do solo sempre elevados.

Dessa forma, com uma estratégia bem definida e executada é possível melhorar a qualidade da forragem e, consequentemente, a produtividade do seu rebanho


Leia também: Como combater as principais pragas das pastagens?

Sobre a COIMMA

A Coimma é uma empresa respeitada pela sua história, pela sua contribuição no desenvolvimento da pecuária e pela sua participação ativa no mercado e na comunidade empresarial, tanto a âmbito estadual quanto no nacional.

Redes sociais:

Comente: