Nova vacina contra febre aftosa deve chegar ao mercado apenas em 2019

26Dez / 2017

Nova vacina contra febre aftosa deve chegar ao mercado apenas em 2019

Prevista para chegar ao mercado em meados de 2018, a nova vacina contra febre aftosa deve estar disponível somente em 2019. Assim, segundo o Ministério da Agricultura, a previsão era que a fase de testes fosse terminada em novembro do próximo ano, mas por conta do número de lotes testados, serão divulgados somente em dezembro de 2018. O Departamento de Fiscalização de Insumos Agropecuários (DFIP) da Coordenação de Produtos Veterinários da Pasta chamou afirmou que nesta nova vacina teremos alterações na fórmula sendo utilizada na imunização do rebanho brasileiro desde 1992, com exceção de Santa Catarina (onde não há mais vacinação), como a redução da dose de 5 mililitros para 2 ml e a retirada do antígeno C.

O próprio fabricante da vacina pediu ao ministério a retirada da saponina que é introduzida nas vacinas desde 2008, afirma o departamento. Assim é preciso submeter a nova fórmula a testes para ter certeza de que ela é realmente eficaz.  

O que é febre aftosa?

Essa é uma doença viral extremamente contagiosa provocada pelo vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovirus. A aftosa é uma doença muito comum em animais e pode causar grandes prejuízos econômicos. Sua taxa de mortalidade é baixa para animais adultos pois provoca problemas cardíacos que levam à morte. Ela atinge animais bovinos, ovinos, caprinos, porcos e até mesmo alguns selvagens. Seu contagio se dá diretamente com um animal infectado, principalmente em contato com secreções e também vetores móveis que tenham entrado em contato com os mesmos. Seus sintomas são falta de apetite, calafrios, febre e redução da produtividade de leite.

O diagnóstico só pode ser feito clinicamente por um veterinário. O tratamento dessa doença é feito com a total desinfecção do local, fervura ou pasteurização do leite destinado ao consumo humano ou de outros animais, tratamento com medicação nas feridas dos animais e tratamento com tônicos cardíacos em animais com muita fraqueza.

É interessante estar com a vacina do seu gado em dia, bem como oferecer os melhores produtos para sua fazenda. Aqui na Coimma, você encontra tronco de contenção para bovinos que facilita muito a aplicação de vacinas, aumentando a eficácia da imunização do seu rebanho.

 

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!