História da pecuária no Brasil: como nos tornamos o maior produtor de carne do mundo

15Jan / 2021

História da pecuária no Brasil: como nos tornamos o maior produtor de carne do mundo

A história da pecuária no Brasil tem início no século XVI, quando as primeiras cabeças de gado chegaram no Nordeste, mais precisamente na capitania de São Vicente.

Naquela época era pouco provável de se acreditar que a pecuária se tornaria uma atividade essencial para a economia brasileira atual. No entanto, para chegarmos aonde estamos hoje, foi preciso uma longa jornada de dedicação e aprendizado.

Por isso, neste artigo contamos a história da pecuária no Brasil para que você entenda como nos tornamos o maior produtor de carne do mundo. Continue a leitura e confira!

História da pecuária no Brasil

Inicialmente, a criação de bovino tinha o único objetivo de obter animais para tração nas fazendas, facilitando assim o plantio. Assim, somente a partir do século XVII é que o gado passa a ser criado de forma independente, visando o abate.

É importante destacar que a pecuária foi uma atividade fundamental para a colonização do Brasil, uma vez que os rebanhos demandavam muito espaço para pastar, sendo necessário expandir cada vez mais as áreas de criação. 

Assim, a pecuária aumentou suas fronteiras em busca de mais pasto e a criação de gado expandiu para a região Centro-Oeste do país, até então pouco explorada.

Somente no século XVIII, é que a pecuária bovina chega ao Sul do país. Nessa região, a atividade encontra um ambiente propício para prosperar, uma vez que lá a água era encontrada em abundância. Rapidamente, a pecuária se torna uma das principais atividades da região.

Da região sul, a atividade se popularizou em todo o restante do país e pecuaristas buscaram cada vez mais aperfeiçoar suas técnicas e rebanhos. 

A partir do século XX, a atividade pecuária começa a passar por uma modernização. Esse movimento propulsionou a introdução gradual de novas raças, estabeleceu padrões de qualidade e uma maior preocupação com a saúde e alimentação dos animais, fatores que levaram o país a dar um salto quantitativo e qualitativo na atividade.

Um novo patamar de qualidade na pecuária de corte se estabelece a partir da década de 90 com o investimento no aprimoramento genético, o que levou o Brasil ao ranking dos principais produtores e exportadores de carne e material genético do mundo.

Pecuária brasileira nos dias de hoje

Atualmente, o Brasil contempla o maior rebanho bovino comercial do mundo, com padrão internacional de qualidade, graças a toda evolução no desempenho de qualidade mencionado ao longo deste texto.

O país se tornou referência em produção pecuária e a nossa carne mundialmente reconhecida. Apesar do destaque para a produção de bovinos, a pecuária brasileira ainda contempla a produção de aves, equinos, ovinos e bubalinos.

Além do destaque para a criação de gado de corte, diversas regiões do país despontam na produção leiteira. 

Você também pode gostar de ler - Pecuária brasileira: por quê a atividade é tão importante para o país?

 

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!