Rodolfo Eduardo Kuhnrich
Consultor Comercial Divisão Balanças Rodoviárias COIMMA
Considerando que o transporte rodoviário é o principal sistema logístico utilizado no Brasil e que, de acordo com o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística, cerca de 65% das cargas são transportadas por rodovias, as balanças rodoviárias tornam-se itens indispensáveis para o correto controle e gerenciamento nas operações de compra e venda efetuadas pelas empresas, independentemente do segmento em que atuam.
O mercado de pesagem de caminhões e balanças rodoviárias sempre foi muito carente de inovações e melhorias.
As balanças convencionais de concreto são praticamente as mesmas de 50 anos atrás. A novidade mais recente foi a balança modular metálica e isso já têm uns 10 ou 15 anos. As inovações normalmente focam na eletrônica embarcada nas balanças ou nas soluções que visam otimizar os processos de pesagem, como softwares e periféricos de automação, mas não nas balanças em si.
No mês de novembro, 2022, a COIMMA apresentou ao mercado o novo modelo de balanças rodoviárias, a MCM, modelo que chegou para completar o portifólio de produtos de pesagem de caminhões, que agora, além de ter balanças de concreto e balanças metálicas, conta também com o modelo misto.
O modelo MCM introduz uma nova concepção de fornecimento, até então, restrita ao modelo metálico, que é a mobilidade, a modularidade e a velocidade de instalação, aliadas aos benefícios do concreto e ao menor custo de obra civil. Tudo isso complementado com uma eletrônica estável, reconhecida e certificada internacionalmente. É exatamente o que o mercado de pesagem de caminhões desejava!
MCM é uma balança rodoviária cuja estrutura da plataforma de pesagem é construída com base num conceito de modularidade, sua sigla significa "Modular Concreto Metálica".
A plataforma da balança MCM é constituída de módulos metálicos independentes, estruturados e construídos em fábrica com todas as ferragens necessárias para a futura concretagem em campo.

Cada módulo mede 6,0m de comprimento x 1,2m de largura, sendo a quantidade de módulos determinada pelo comprimento da balança.
Por ser modular, a plataforma da balança MCM permite mudanças de local e ampliações em seu comprimento, não se limitando ao layout original.

As células de carga digitais com tecnologia de última geração proporcionam pesagens sempre precisas e corretas, o diagnóstico automático de erros identifica inconsistências no sistema eletrônico da balança, o terminal de leitura de peso é construído em aço inoxidável, com display gráfico e diversas funções auxiliares. Inúmeras opções de integração e conectividade da balança com ERPs (Planejamento de recursos empresariais), softwares diversos e sistemas de automação. Possui pintura com PU automotivo que confere alto nível de acabamento, com resistência e durabilidade superiores.
Numa balança convencional de concreto, toda a estrutura da plataforma será montada e construída em campo, assim como a malha de ferragem necessária para sua concretagem. Outra diferença fundamental, é que numa balança convencional normalmente a laje de concreto é contínua, dificultando ampliações de plataforma e praticamente impedindo mudanças de local. O processo de construção em campo também demanda um tempo maior de instalação e custos maiores para execução da obra civil, tanto de material como de mão de obra.
A balança metálica se diferencia da MCM por não usar concreto na construção da plataforma. A plataforma da balança metálica também é fornecida em módulos prontos de fábrica, porém são módulos totalmente construídos em aço e com cobertura em chapa de aço, utilizando concreto apenas na construção das fundações da balança e das rampas de acesso (quando necessário).
Esse modelo tem o menor custo de obra civil e, por ser modular, tem as mesmas facilidades de mobilidade e ampliação da balança MCM.
Importante salientar que as diferenças entre os modelos de balanças se restringem ao tipo de construção das plataformas. A eletrônica fornecida é a mesma, qualquer que seja o modelo escolhido.

Como a plataforma é fornecida de fábrica praticamente pronta, podemos listar uma série de vantagens, que vão desde a garantia na construção da estrutura da plataforma, que passa a ser do fabricante, até a diminuição no tempo de instalação e uso da balança.
Mas gostaríamos de destacar duas vantagens principais:
Em primeiro lugar, a significativa redução do custo de obra civil, faz que o investimento total (balança + obra civil) praticamente empate com o investimento de uma balança convencional, que não apresenta os mesmos benefícios do modelo MCM.
Em segundo lugar, a mobilidade e a modularidade, antes restritas ao modelo metálico, agora disponíveis num modelo que une a leveza do metal, à robustez, estabilidade e aderência do concreto.



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