O manejo de um neonato (animal até 28 dias) inicia-se desde o pré parto das vacas até a realização de um manejo de vermifugação, controle sanitário, nutrição, instalações adequadas e bem estar. A criação de um neonato e após a de um bezerro é uma das fases mais complexas dentro da propriedade, exige manejo adequado e maior atenção, sendo um período em que ocorre o aumento de problemas gerando uma maior taxa de mortalidade, trazendo prejuízo ao produtor. Saúde e o crescimento de bezerro são dependentes de fatores que ocorrem antes, durante e no período imediatamente após o parto.
Cuidados no pré parto é indicado primeiramente um exame ginecológico das matrizes e em alguns casos exames laboratoriais, dos quais indicam algumas doenças. Outro cuidado é fazer a secagem da vaca 60 dias antes do parto é de extrema importância para que tenha a produção de colostro, além desses cuidados um cuidado sanitário e de bem estar também são importantes na fase de pré parto, fazendo a realocação das vacas que estão para parir em piquetes maternidades, que estejam em boas condições de higiene, recebendo uma dieta de transição para ocorrer uma produtiva e nutritiva lactação para alimentar o neonato.
No parto o manejo é com o cuidado da posição em que está nascendo, podem ocorrer a ajuda se necessária. No nascimento deve se observar o bezerro que acaba de nascer, observando se ocorreu a remoção das membranas fetais, muco do nariz e da boca, caso não, fazer a remoção, secar e levar para um local mais aquecido. A nutrição de um neonato é feita através do leite da mãe, ou de um banco de leite que tenha na propriedade.
Nos três primeiros dias, o animal é alimentado com o colostro, que é o primeiro leite secretado pela mãe pós-parto. Esse leite é rico em proteínas, imunoglobulina, minerais e vitaminas, sendo muito importante para a saúde e imunidade do neonato, animais que não o ingerem podem ser mais suscetíveis a doenças, isso acontece pois o animal está em um período em que o sistema imunológico não está totalmente desenvolvido. Portanto, é de grande importância que seja a feita a nutrição inicial com colostro.
Além disso, logo após o nascimento é necessário fazer a cura do umbigo, quando não feita ou feita incorretamente, se torna um problema sanitário. O procedimento se inicia imergindo o cordão umbilical até a sua base no iodo, de pelo menos 10%, durante 30 segundos, após isso é interessante passar um larvicida para evitar infecções. Deve ser pelo menos 2 vezes ao dia até o dia em que o umbigo seque e se desprenda do abdômen.
Essa fase de 28 dias é de constante observação, é necessário sempre analisar como está o comportamento dos recém nascidos, se estão mamando, andando de maneira correta. Caso não esteja mamando é preciso fazer a contenção e apartação da vaca no tronco, possibilitando e auxiliando o bezerro mamar até que esteja satisfeito.
A instalação onde o neonato é criado tem como requisito um local arejado e seco, locais úmidos podem gerar problemas respiratórios a eles. Podem ser alocados em baias que ficam acima do nível do solo, tornando um ambiente mais adequado sanitariamente para a criação dos animais ou podem ser criados junto da mãe, os separando apenas quando se tornam bezerro.

Comente: