Compost barn, o que é?

Compost barn, o que é?

Compost barn, o que é? 

 

Você conhece o sistema Compost Barn? Ganhando cada vez mais espaço no Brasil, esse método busca conciliar criação com meio ambiente, proporcionando o conforto e bem-estar do rebanho. 

Compost barn é um modelo de cama para vacas de leite que vem sendo cada dia mais utilizado e explorado no Brasil e em outros países. Esse é um modelo utilizado para vacas leiteiras que consiste em utilizar materiais orgânicos para se fazer a cama. Este modelo se baseia em ter um galpão, onde as vacas terão disponibilidade de percorrê-lo por inteiro na hora em que desejarem, ou seja, elas ficariam soltas, livres dentro deste galpão, onde a cama seria feita pelo material orgânico, e no caso do compost barn: o esterco. Este modelo visa promover melhor bem-estar e conforto para o animal, pois este estará livre por todo o tempo, tendo disponibilidade para se locomover, se deitar, ir ao bebedouro ou cocho na hora em que sentir necessidade. As vacas só precisarão sair do galpão para a ordenha.

Para saber mais sobre o método, entender porquê está se popularizando e as principais vantagens oferecidas, continue a leitura!

Sistema criado por produtores na década de 80 na Virgínia, Estados Unidos, o Compost Barn é uma derivação do sistema de cama sobreposta, a qual serve como barreira física entre o esterco e o animal. Este modelo utiliza uma camada com no mínimo 25 cm de esterco compostado como cama para as vacas. Isso pode parecer anti-higiênico e aumentar a possibilidade de disseminação de doenças como a mastite, porém o mostrado em pesquisas é que não há influencia em relação à higiene quando o sistema é bem manejado e os cuidados com a cama são levados a sério. Este material tem um alto poder de absorção de umidade, fazendo com que a cama fique em temperatura confortável para vacas de leite, as quais sofrem muito com o estresse térmico. O esterco necessita da circulação de ar para que ocorra fermentação, e desta forma, o revolvimento da cama juntamente com a ventilação constante proporciona condições para infiltração de ar e manutenção dos níveis adequados de umidade. Esses fatores garantem a rápida degradação da matéria orgânica e proporcionam uma superfície seca e confortável para que as vacas possam se deitar e locomover, tendo em vista que vacas leiteiras passam em media 10 horas por dia deitadas. Um grande problema para o Compost barn é a umidade, que quando em grande ocorrência poderia trazer problemas de casco ou de higiene, por isso a necessidade de se ter um bom manejo por traz deste modelo de cama.

 

Fonte: Valor Orientações agroipecuárias

Assim, o Compost Barn trata-se de um método de instalação composto por um grande espaço físico coberto, destinado ao descanso das vacas, que é revestido com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. O manejo do compost barn é basicamente fazer o revolvimento (trazer a camada que se encontra mais abaixo para cima, e de cima para baixo) desta cama, para que a parte mais inferior, mais fermentada e mais seca fique na superfície, visando também fazer com que haja entrada de ar na parte inferior da cama. Por se tratar de fermentação aeróbica, é aconselhado que seja feito o revolvimento da cama duas ou três vezes ao dia, os quais podem ser feitos nas horas de ordenha, onde as vacas são retiradas do galpão. Apesar da fermentação, a temperatura da superfície da cama não se torna mais quente.Uma vez que se baseia na ação de microrganismos que utilizam a matéria orgânica como substrato, o sistema de instalação Compost Barn visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos (fezes e urina) provenientes da atividade leiteira.

Desta forma, pode oferecer aos pequenos e médios produtores uma alternativa para elevar a produtividade, além de proporcionar maior conforto e higiene para o rebanho, contribuir para a redução de problemas de perna e casco, diminuir a contagem de células somáticas, aumentar a detecção de cio e a produção de leite e diminuir o odor e incidência de moscas.


Principais benefícios do sistema 

Proporcionando grandes benefícios às produções leiteiras, o compost barn aos poucos vem ganhando espaço nas propriedades brasileiras que já identificaram ganhos significativos no que diz respeito ao conforto, produtividade e longevidade das vacas.

 

Além disso, outras 3 principais vantagens podem ser destacadas, tais como:

Redução de problemas de casco;

•Maior facilidade de manifestação de cios;

• Melhoria da qualidade do leite, com redução da CCS e menor incidência de mastite;

 

Erros comuns no sistema Compost Barn

Para evitar que não se obtenha os resultados almejados com esse sistema, uma série de cuidados devem ser tomados. Nesse sentido, alguns dos erros mais comuns identificados na utilização do compost, e que podem comprometer severamente o desempenho da produção, são:

 

  • Tentativa de economia de energia, evitando o uso durante todo o dia dos ventiladores;

  • Alimentação das vacas dentro do composto, dificultando a manutenção desse espaço seco; 

  •  Frequência de movimentação da cama menor que 2x ao dia;

  • Falhas na instalação que comprometem o rendimento do sistema;

Por ser de mais fácil acesso, baixo gasto econômico e não prejudicar pontos de ambiência, bem estar, temperatura e até mesmo trazer benefícios, pode se dizer que o Compost barn é vantajoso quando manejado corretamente, já que sua implantação tem baixos custos.

Sobre a COIMMA

A Coimma é uma empresa respeitada pela sua história, pela sua contribuição no desenvolvimento da pecuária e pela sua participação ativa no mercado e na comunidade empresarial, tanto a âmbito estadual quanto no nacional.

Redes sociais:

Comente: