Boas práticas de conservação do seu tronco de contenção

14Jan / 2022

Boas práticas de conservação do seu tronco de contenção

Pressionado pela alta competitividade do mercado, cada vez mais o pecuarista precisa ser mais eficiente produzindo mais carne de melhor qualidade, em menos área sem desperdício.

Para conseguir superar esse desafio, é necessário contar com um manejo altamente seguro, eficaz e também com uma boa infraestrutura na fazenda. Nesse sentido, não há dúvidas que um grande aliado é o tronco de contenção.

Por isso, um equipamento inadequado, mal construído, sem manutenção ou utilizado de forma incorreta, pode impactar diretamente no resultado da produção, tanto no que se refere à lucratividade quanto na produtividade.

Nesse sentido, convidamos você a seguir com a leitura deste artigo para conferir as boas práticas de conservação indicadas para o seu tronco de contenção.
 

O papel do tronco de contenção
 

De acordo com um levantamento realizado pelo Grupo de Estudos em Etologia e Ecologia Animal (ETCO), da UNESP-Jaboticabal/SP, anualmente, cerca de 12 milhões de quilos de carne são perdidas no Brasil, em função de contusões nas carcaças decorrente, principalmente, do mau manejo nas propriedades.

Boa parte desta perda poderia ser minimizada ou, até mesmo, evitada diante de uma boa escolha do equipamento e também da prática de manutenção do tronco de contenção.

O tronco foi desenvolvido e projetado especialmente para conter e imobilizar bovinos de forma individual e assim facilitar os diversos tratos zootécnicos e veterinários. Diante de tantas possibilidades de manejo proporcionadas por ele, o equipamento é um dos mais importantes na propriedade e o que mais necessita de cuidados.
 

Manutenção preventiva do equipamento de contenção
 

Assim, recomenda-se que essa atenção especial ao equipamento aconteça sempre antes de períodos em que há grande fluxo de animais pelo produto, como em época de vacinação, por exemplo.

Fazer da manutenção do tronco uma tarefa de rotina na propriedade, auxilia na maximização da qualidade do produto e, consequentemente, garante o melhor custo x benefício para a propriedade.

Dentre os pontos que devem ser revisados estão as aberturas e fechamentos dos portões do equipamento. A verificação deve apontar se elas estão abrindo e fechando com facilidade, pois, se identificado um funcionamento não adequado, a manutenção é necessária para não atrasar todo o serviço de manejo.

Além disso, o equipamento deve estar limpo, lubrificado e com todas as peças funcionando corretamente. O mau funcionamento do tronco de contenção pode comprometer todo o trabalho no curral, principalmente quando a eficiência na realização do manejo depende do animal estar bem contido.

 

5 boas práticas para melhor conservação do seu tronco de contenção
 

1 - Mantenha o tronco limpo, lavando sempre depois de usar, inclusive as barras de pesagem. 

2 - Verifique se os parafusos estão bem apertados pelo menos uma vez por mês. 

3 - Lubrifique trancas e articulações pelo menos uma vez por mês. 

4 - Não faça manutenção nos pistões, nem troca de óleo, sem orientação do fabricante.

5 - Não use choques ou solda encostado na balança ou em qualquer peça que tenha contato com o indicador ou com as barras de pesagem.
 


Leia também: Brete e tronco de contenção são a mesma coisa?

 

Comente: