Quais são as melhores raças para pecuária de corte?

07Fev / 2018

Quais são as melhores raças para pecuária de corte?

Existem muitas raças de gado que são predominantes pelo Brasil, mas dentre as que mais se adaptam estão a Nelore, Brahman, Angus, Senepol e Hereford. Essas são raças que são resultados de cruzamentos inter-raciais, feitos através do aprimoramento genético de bovinos. Com tantas raças, escolher a melhor para compor seu plantel é essencial para o seu sucesso.

Abaixo separamos algumas das principais características das raças Nelore, Brahman, Angus, Senepol e Hereford:

Nelore: essa raça possui muitas glândulas sudoríparas e por isso é altamente resistente ao calor. Por conta da sua pelagem espessa, naturalmente apresenta uma boa proteção contra parasitas, o que significa que o pecuarista poderá ter um gasto menor com medicamentos.  Já as vacas Nelore, são ótimas no parto e apresentam uma boa proteção com os bezerros. Eles são exclusivamente produtores de carne.

Brahman: essa raça possui alta produtividade, pois são resistentes a doenças e tem proteção natural contra insetos e parasitas. Uma grande vantagem é que eles se adaptam facilmente a climas muito frios ou quentes e possuem bom ganho de peso. A Brahman é considerada uma das raças produtoras de carne preferidas pelos pecuaristas brasileiros, além disso, possuem facilidade de parto e são pouco acometidas por parasitas.

Angus:  se destaca entre as raças taurinas por reunir um maior número de características positivas que lhe asseguram um excelente resultado econômico como gado de corte. O conjunto de suas características a tornam uma raça completa. Com destaque para fertilidade, longevidade, precocidade, rusticidade, facilidade de parto e principalmente para a qualidade da carne devido ao seu marmoreio.

Senepol: Os animais Senepol apresentam um rápido crescimento, isso favorece a pecuária de corte fazendo com que o ciclo de engorda seja muito curto. São características como a elevada capacidade de transformação de pasto (proteína vegetal) em carne (proteína animal) que deixa o gado pronto para o abate rapidamente, ou seja, com maturação de peso e carcaça frigorífica em idades ainda precoces.

Hereford: Performance, praticidade e lucratividade combinadas tornam o gado de corte Hereford a raça mais abundante em diversas regiões do mundo, sendo amplamente reconhecida como a raça básica. Fertilidade, rusticidade, eficiência alimentar, longevidade e adaptabilidade são as características de corte básicas, que asseguram que o hereford continuará a desempenhar um papel de destaque na indústria de carne bovina.

Lembre-se: independente do tipo de gado que você tiver, é importante ter uma boa balança de boi. Aqui na Coimma, você encontra esse e muito mais equipamentos para a sua fazenda. Entre em contato conosco.

Comente:

Fundada em 1951, a COIMMA é hoje a maior fabricante de balanças e troncos da América Latina.Saiba Mais!