Blog

Aqui você vai encontrar diversas notícias do mundo rural, e debater diversos assuntos.

19Mar / 2024

Criação de bezerro leiteiro: guia completo de como criar da maneira correta!

Leia Mais

A criação de bezerros é uma arte e uma ciência que não são todas as pessoas que têm dom. Por isso, exige dedicação e conhecimento.  No entanto, aprender a criar bezerros não é impossível, porém é necessário ter um cuidado extra com os filhotes.  Desde o momento em que nascem, esses jovens animais dependem de cuidados meticulosos para garantir um desenvolvimento saudável e robusto.  Isso porque os cuidados essenciais, nutrição adequada e manejo correto são os pilare (...)

15Mar / 2024

Rastreamento de gado: guia completo para pecuaristas e agricultores!

Leia Mais

No mundo da pecuária, o rastreamento de gado é mais do que apenas uma prática, é uma ferramenta crucial para a eficiência operacional e a qualidade do produto final.  Com o crescimento da preocupação pela segurança alimentar, os produtores estão recorrendo a tecnologias inovadoras para monitorar seus rebanhos de forma inteligente.  No rastreamento de gado, acontece a identificação individual e o registro de cada evento ao longo da vida de cada animal.  Por meio da rastreab (...)

26Fev / 2024

Pecuária regenerativa: o que é, como efetuar e seus benefícios

Leia Mais

Você já ouviu falar sobre pecuária regenerativa? Essa é uma maneira eficaz de criar animais respeitando o meio ambiente, a saúde dos animais e a qualidade da carne.  Com a crescente preocupação com os impactos ambientais da pecuária convencional, surge a pecuária regenerativa, uma maneira inovadora de criar animais.  Essa técnica vai além da simples produção de carne, leite e outros produtos derivados, é uma maneira de restaurar o ecossistema e promover a biodiversidade.  (...)

23Jan / 2024

O que é zootecnia: o que é, características e área de atuação

Leia Mais

A zootecnia é uma profissão fascinante, sendo essencial no manejo e no aprimoramento das atividades relacionadas à criação e produção animal.  Não podemos negar que a demanda por alimentos de origem animal está em constante crescimento, assim, a zootecnia emerge com uma disciplina estratégica.  A zootecnia é uma ciência que se dedica ao estudo e manejo dos animais, visando estudar a produção e desempenho em benefício da sociedade.  Ou seja, os profissionais da zootecni (...)

17Jan / 2024

Cocho para gado: o que é, para que serve e como escolher o ideal

Leia Mais

Você sabe o que é cocho para gado, para que serve e como utilizá-lo? Se você está aqui, muito provavelmente, já deve ter intimidade com o assunto. No entanto, em geral, o cocho para gado é um recipiente onde é colocado o alimento para os bovinos, sendo feito de diferentes materiais, como madeira, plástico, concreto e outros.  Apesar de parecer um objeto simples, é essencial que os pecuaristas saibam as suas características para escolher o modelo certo para os animais.  Ness (...)

05Jul / 2023

Manejo de Pastagens de duas cultivares de braquiárias: como não errar no manejo.

Leia Mais

O pasto é o alimento para animais de menor custo e, por isso, a oferta de forragem ao longo de todo o ano é fundamental, e para que isso seja garantido o manejo de pastagens é um fator primordial neste processo. O manejo correto beneficia tanto a forrageira disponível, quanto o solo e melhora a saúde e a sustentabilidade do ecossistema; um pasto mal manejado pode ocasionar aparecimentos de plantas invasoras/daninhas, reduz o crescimento da planta forrageira e a qualidade nutricional. O g (...)

16Jun / 2023

UMA ALTERNATIVA PARA ALIMENTAR NA ÉPOCA DAS SECAS: DIFERIMENTO DE PASTAGEM

Leia Mais

Ao longo do ano a produção de forragem oscila de acordo com as condições climáticas: pluviosidade, temperatura, radiação solar, etc. Por isso, um dos pontos a ser contemplados numa propriedade é o planejamento alimentar do rebanho para a estação seca ou inverno (Bolson et al.,2012), onde o manejo de pastagem deve ser levado com consideração para a utilização correta dos recursos forrageiros, com o objetivo de atender adequadamente a produção animal. O significado do verbo dife (...)

02Jun / 2023

Influência do Temperamento sobre a Prenhez

Leia Mais

  O Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo com 224,6 milhões de cabeças IBGE, 2021 (BELANDI, 2021). Apesar disso ainda é insuficiente em questão de produtividade, ficando em segundo lugar no ranking, produzindo 9.714,2 toneladas equivalentes a carcaça, sendo 13,66% da produção mundial (ABIEC, 2022). Diante disto, nota-se a necessidade de potencializar a produção de carne. Desta forma é essencial melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho de corte. Apesar de possuir em (...)

26Abr / 2023

O DESAFIO DA GESTÃO PROFISSIONAL NA PECUÁRIA MODERNA

Leia Mais

A modernização da agropecuária se deu por meio do crédito subsidiado, extensão rural e a pesquisa, liderada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A partir daí o desenvolvimento tecnológico foi o grande responsável por colocar o Brasil como líder mundial na produção e comercialização de alimentos. Até 2015, a tecnologia justificava 59% do valor bruto da produção agrícola. Porém, essa nova realidade do setor é promovida por uma série de acontecimentos his (...)

14Abr / 2023

Manejo Sanitário Bovinos e Vacinação

Leia Mais

O que é o manejo sanitário? É fato que a pecuária é um dos setores que mais movimenta a economia do país, isso acontece muito em função do fato de nos posicionarmos, na atualidade, como um dos principais exportadores de carne do mundo. No entanto, para alcançarmos esse posto tivemos que aprimorar processos a fim de atender às necessidades de um mercado cada vez mais exigente. Mais do que isso, foi necessário que, para garantir carne de alta qualidade, o pecuarista passasse a se pre (...)